Colégio Objetivo Saúde

Objetivos

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade ? aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.

O Colégio Objetivo elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram da maior eficiência e cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de programação orientada. Para isso, trabalham permanentemente psicólogos, pedagogos, professores e funcionários especializados.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, ma realização de cada uma das atividades.

O Colégio Objetivo oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estimulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos nas mais variadas áreas de estudo, como, por exemplo, por meio da educação artística-música, artes visuais, dança e teatro. E, no âmbito extraescolar, por meio de excursões e visitas a locais que aproximam o aluno da natureza e das mais diversas manifestações culturais. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira, etc.

Orientação Educacional

A orientação educacional visa a proporcionar ao aluno completa integração com a Escola, tanto no âmbito educacional quanto no social.

Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propicio ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações - considerando-se a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa-, levando-o à especulação, ao confronto.

O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: alem da informação, da construção e da troca de conhecimento, o aluno tem oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, descobrindo sua criatividade, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente.

Dessa forma, propicia-se ao aluno ? levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios- um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vinculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.